quinta-feira, 23 de maio de 2013

II Aniversário do Programa Universidade no Quilombo


Palestra com o Pro-Reitor de Cabo Verde: O desenvolvimento curricular hoje....



VISITA PRO-REITOR DE CABO VERDE E PALESTRA NO ICED
TEMA: O desenvolvimento curricular hoje: implicações para o ensino, investigação e extensão na Universidade de Cabo Verde e perspectivas para a cooperação internacional”.
DATA: 29/05/2013
HORÁRIO: 10:45

Prezados Professores,

É com muita satisfação que lhes faço saber (àqueles que ainda não sabem) que a UFPA será visitada nos dias 27 e 28 do corrente mês pelo Pró-Reitor da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Prof. Doutor Bartolomeu Lopes Varela, a convite da nossa instituição, para a realização de um conjunto de atividades programadas no quadro da consolidação das relações de cooperação entre as duas IES cujo arranque efetivo data do ano de 2009.

Assim, o Pró-Reitor, além de um encontro de trabalho com as integrantes da Administração Superior da UFPA e dirigentes dos Institutos, proferirá uma palestra aberta a discentes e docentes e demais interessados, alusiva à temática do desenvolvimento curricular na perspectiva da cooperação internacional que envolve a UFPA e a Uni-CV (vide cópia do Programa abaixo).

O Prof. Bartolomeu Varela tem longa trajetória em Educação, no domínio técnico-científico, tendo tido consistente atuação como dirigente afeto ao Ministério da Educação de Cabo Verde. Um dos fundadores da Uni-CV, tem estado na vanguarda de sua gestão desde a sua instalação, ao longo de dois mandatos até o presente, detendo os pelouros da Graduação, Desenvolvimento Curricular e Qualidade Acadêmica. Formou-se em Direito (Mestrado) e em Educação - área em que é Doutor pela Universidade do Minho, no campo do desenvolvimento curricular.

Gostaria, prezadas e prezados, de poder contar com a vossa presença honrosa no ato do evento do dia 27 (conforme o programa) e, inclusive, com o apoio para a divulgação do mesmo de forma ampla, com o engajamento que lhes é característico. Dada a universalidade da temática da palestra e de sua especificidade ao mesmo tempo, para os que laboram na área do currículo, além da sua pertinência, peço-lhes empenho quanto ao exposto, para que aumente  a probabilidade de haver uma boa audiência e participação, pois a palestra será seguida de discussão por parte de todos quanto estiverem presentes e interessados.

Aceitem os meus agradecimentos antecipadamente.

Com os melhores cumprimentos,
Prof.. Marcelo Galvão
Assessor do Gabinete do Reitor para Relações Internacionais 


 PS- Seria muito bom que a Casa Brasil-África pudesse estar com o Pró-Reitor por uns instantes para "alinhavar" alguns aspectos da eventual cooperação com a recém-criada Cátedra Amílcar Cabral na Uni-CV. Se concordarem, darei um jeito na agenda do visitante nesse sentido.
 _____________________________________________________________________
VISITA DO PRÓ-REITOR PARA A GRADUAÇÃO, DESENVOLVIMENTO CURRICULAR E QUALIDADE ACADÊMICA
DA UNIVERSIDADE DE CABO VERDE (UNI-CV)
À UNIVERSIDADE FEDEAL DO PARÁ (UFPA)
______________________________________________________________________

PROPOSTA DE PROGRAMA
(Versão Preliminar)
DIA/MÊS
HORA
LOCAL
ATIVIDADE
PÚBLICO-ALVO
27/05
9h
Reitoria
Cumprimentos ao Reitor, Vice-Reitor, Pró-Reitor das Relações Internacionais da UFPA.
Observação: Inserir outras personalidades, conforme a pertinência.

10h45m
Auditório do Instituto de Ciências da Educação
Palestra: “O desenvolvimento curricular hoje: implicações para o ensino, investigação e extensão na Universidade de Cabo Verde e perspectivas para a cooperação internacional”.

Docentes e discentes.






15h30m
Gabinete do Diretor do IFCH/auditório
Encontro com o Diretor do IFCH e professores de Geografia para discussão sobre parceria entre pesquisadores da UFPA e da Uni-CV (Centro de Investigação em Desenvolvimento Local e Ordenamento do Território - CIDLOT).

28/05
9h
Auditório da SERGE
Apresentação da Universidade de Cabo Verde e do estado da arte da cooperação com a UFPA.
Dirigentes da Administração Superior, Diretores de Institutos.
Observação: Inserir outras personalidades, conforme a pertinência.

11h30m
Reitoria
Assinatura de protocolos adicionais entre a UFPA e a UNI-CV.


Áreas prováveis: Ensino a distância; Desenvolvimento curricular; Formação para a educação da infância; Intercambio de docentes, discentes e de conhecimento em Geociências, Ciências da Educação, Ciências do Comportamento, Segurança Pública e outras áreas; Publicações científicas conjuntas; Iniciação científica; Desenvolvimento de estudos afro-atlânticos e implementação de intercâmbio docente e discente em articulação com a Casa Brasil-África da UFPA e a Cátedra Amílcar Cabral da UNI-CV; Articulações entre a UFPA e a UNI-CV para o desenvolvimento conjunto de atividades de interesse mútuo no âmbito de parcerias com universidades da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

domingo, 19 de maio de 2013

OFICINA DE PERCUSSÃO AFRO "OKU ABÓ"

No período de 27 à 31 de maio de 13 as 19 horas acontecerá no IAP a oficina de percussão afro “OKU ABÓ”, Ciclo de Vivência do Complexo Cultural dos Povos Tradicio
nais de Terreiros ministrada pelo Mestre Ashogum Aderbal Geidson Alves Moreira(RJ). Mestre Aderbal pretende ensinar práticas e costumes tradicionais de herança africana, formadores do Complexo Cultural dos Povos Tradicionais de Terreiros. Este Complexo, resultado da miscigenação entre os grupos africanos Fon, Banto e Yorubá, é fundamental para a formação da identidade brasileira. A oficina esta voltada a percursão dos ritmos africanos numa adaptação contemporânea voltada para os profissionais da musica.
.Publico alvo:
● Povos de Terreiro, Professores, Estudantes de música , ONG’s ,Artistas, Pesquisadores ,
Inscrições gratuitas na Gerencia Geral de Artes Cênicas e musicais do IAP

terça-feira, 14 de maio de 2013

O GEAM vem de publico lamentar a morte do jovem Aldo Henrique Gomes vitima da violência que se abate sobre a juventude negra brasileira, no pouco tempo em que conviveu com os integrantes do GEAM, Aldo, conquistou simpatia e amizade de seus integrantes. Fica aqui o clamor as autoridades para que os responsáveis por tal assassinato seja esclarecido, os culpados punidos e a justiça prevaleça